Sunday, July 30, 2006

 
Orkut - Terra de ninguém?

O maior site de relacionamentos do mundo virou febre entre os internautas brasileiros. Nas conversas instantâneas, nos e-mails ou mesmo em salas de bate-papo, ele está presente a todo momento. Acontece que aquele que deveria ser um "site de amigos confiáveis", como seu proprietário Google o define, acaba sendo uma armadilha sem tamanho para aqueles que não se valem da cautela, ou mesmo para aqueles que a tem de sobra.

Quem o utiliza com freqüência já está acostumado a ver telas de erro e bugs de todo o tipo, mas já está habituado e sabe que isso não é problema... criou-se até uma tolerância devido ao número de pessoas que lá está, que acessa etc. Lá existe muita informação útil, é possível achar pessoas que sem esse mecanismo muito difícil seria, mas também há sérias complicações que o envolvem. Vejamos algumas:

- Existem inúmeras comunidades pedófilas no Orkut, e pessoas que se passam por outras para praticar tal ato criminoso. Tornou-se fácil para qualquer pessoa criar e recriar um perfil no Orkut quantas vezes queira e não há um controle. O mesmo ocorre para comunidades preconceituosas e homófobas.

- Também há comunidades que pregam maus tratos em animais, e isso também é crime.

- Muitas informações incorretas e/ou mentirosas trafegam pelo site. Não é possível barrar nem saber o que é verídico e o que não.

- O número de perfis falsos (fakes) cresce a cada dia, e com eles a impunidade na internet. Muitas pessoas são ofendidas, xingadas ou colocadas em situações constrangedoras e tem sérios problemas em sair delas.

Tudo isso existe, está provado que existe, e a Polícia Federal possui uma área que investiga apenas crimes virtuais. O Google diz que conserva a privacidade das pessoas que participam do Orkut e se precisar responder judicialmente o fará apenas à Polícia dos Estados Unidos, país onde está sua matriz. Como um império como o Google se instala num país como o Brasil, faz o que quer e ainda apóia a impunidade? É lamentável. O Orkut realmente é terra de ninguém.

Não sei como a Polícia brasileira lida com os crimes virtuais hoje em dia. As coisas estão melhorando mas ainda falta muito para que possamos realmente nos orgulhar. O ser humano é tão inteligente que consegue fazer de tudo para burlar a lei, esforçando-se um pouco mais quem sabe fizesse algo realmente útil?

O Observador Periclitante fica por aqui.
Grande abraço.

Comments:
...E olha que de "rolo" no Orkut eu entendo bem, hein hehehehe.
Orkut foi a melhor e a pior coisa que inventaram até hoje. Mas é preciso saber usá-lo, de fato.
Beijo Fábio!
 
Olha, eu não tenho Orkut...Nem sei porque não tenho...Personalidade? Preguiça de fazer um? Medo de viciar nele? Meu PC W.98 corre o risco de não ligar se eu abusar? Acho que tudo isso junto...Mas de tanto ouvir falar, já sei mexer, sei o que tem de bom, de ruim...Bom, como diz um grande amigo, 'tudo é uma questão de discernimento'...Cada um tem que saber o que é melhor para sí, e para aqueles que lhes são caros...Não devemos fazer parte que ações ilícitas ou ofensivas, nem nos calar diante delas...Vamos a luta! Vcs que tem orkut que tomem coragem e expulsem, isolem e torrem a paciência desses mal elementos quem vem para acabar com um programa bem bolado de relacionamentos! Quem cala consente
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?