Saturday, September 02, 2006

 
Os textos de hoje formam um post duplo. O primeiro dá um panorama das eleições, o segundo fecha as comemorações de aniversário de São Bernardo do Campo.


Campanha mais limpa?


A proibição pelo TRE da distribuição de brindes e de certos tipos de propaganda, caracterizando-as por poluição visual, deixou a cara de nossas cidades mais limpas. Junto com isso, a campanha eleitoral também se mostra um pouco combalida... se não fosse o horário político, juraríamos não estar a um mês das eleições.


Você pode dizer que viu o candidato na rua, que ele fez um auê violento na festa municipal, mas ele está sem a forte expressão que há alguns anos era comum. Que será que houve? Está tudo muito estranho.


Muitos falam em se eximir da responsabilidade não votando, outros falam da renovação. Para mim isso depende da esfera. Não vou manifestar opiniões ou amizades porque o blog é apolítico, mas eu realmente não sei o que pode acontecer daqui para a frente.

Diga sem pestanejar três candidatos a deputado estadual... Agora a federal.... Foi fácil? Se foi, parabéns! Metade das pessoas as quais perguntei isso não sabiam responder.

Que a poeira abaixe e que, enfim, se saia desse marasmo. Entre mortos e feridos, torço para que votando ou não votando o povo não precise reclamar ainda mais nos próximos quatro anos.


Um saldo positivo no aniversário da cidade


A procissão dos carroceiros realizada neste 3 de setembro fecha as comemorações do aniversário de São Bernardo do Campo. Ela é uma festa realizada há 89 anos em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de nosso antigo vilarejo e que cede o nome à Igreja Matriz da Cidade.


Durante o mês de agosto tivemos a Festa da Colonização Italiana, com o lançamento dos livros de Rodolfo Vertamatti (sobre as famílias Silvestri, Breda, Vertematti e Marson) e o tradicional desfile de aniversário, cuja boa presença de moradores e sobretudo jovens mostra que as pessoas ainda amam a cidade, embora tanta coisa esteja acontecendo e tenha mudado nesses anos todos. Também tivemos a festa de São Bartholomeo, sobre a qual o post anterior fala detalhadamente.


São Bernardo do Campo tem 454 anos, conta com 800.000 habitantes e já foi o berço industrial deste país. A data 20 de agosto, feriado de aniversário da cidade, é na verdade o dia do santo padroeiro (São Bernardo). A data de fundação seria 8 de abril, na qual é festejado o aniversário da vizinha Santo André, tornada município na mesma data. A formação da Villa de São Bernardo seu deu mais maciçamente com a chega dos imigrantes a partir de 1860, principalmente austríacos, portugueses, italianos e, mais tarde, japoneses. A história de 145 dessas famílias é contada nos livros da série "Origem das Famílias de São Bernardo do Campo", uma obra do autor deste blog.

Quer entrar em contato? Envie um e-mail para imprensainteligente@gmail.com ou escreva um comentário.

Um abraço do Observador Periclitante a todos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?